Um grande jogador
Catê começou a jogar futebol nas categorias de base do Guarany de Cruz Alta. O atacante passou também pelo Grêmio antes de atingir o auge da carreira no São Paulo. No tricolor paulista, Catê foi Campeão Mundial em 1992. No Brasil, Catê também defendeu as cores do Cruzeiro, do Flamengo, do Esportivo-RS e do Brusque-SC, onde encerrou carreira, há três anos. Fora do país, ele jogou no Sampdoria da Itália e no Universidad Católica do Chile.
Morre ex-jogador do Guarany de Cruz Alta e São Paulo FC – CATÊ
Campeão mundial com São Paulo, Catê morre em acidente no RS
27 de dezembro de 2011 • 14h06 • atualizado às 16h00
Comentários
Campeão mundial com o São Paulo em 1992, o ex-jogador Marcos Antônio Lemos Tozze, mais conhecido como Catê, morreu nesta terça-feira vítima de um acidente de trânsito na estrada ERS 122, no Rio Grande do Sul. O ex-atleta tinha 38 anos. A informação foi confirmada pelo pronto-socorro local.
O acidente aconteceu no município gaúcho de Ipê, às 10h05, momento em que chovia forte. Segundo o corpo de bombeiros da cidade, o automóvel Fiat Uno Mille placa de Itajaí (SC) do ex-atleta colidiu de frente com um caminhão Scania de São Bento do Sul (SC) que vinha no sentido oposto, resultando na morte de Catê. O corpo foi levado ao Departamento Médico Legal de Caxias do Sul.
Apelidado de Catê por sua "categoria", o ex-meia-atacante despontou para o futebol no São Paulo, onde fez parte dos grupos campeões das Copas Libertadores da América de 1992 e 1993, além do Mundial Interclubes de 1992.
Ele foi titular do time campeão da Copa Conmebol de 1994. A equipe treinada por Muricy Ramalho contava ainda com nomes como Rogério Ceni, Denílson e Juninho Paulista.
Catê ainda atuou por Cruzeiro, Universidad Católica, do Chile, Sampdoria, Flamengo e New England Revolution (dos Estados Unidos), além de clubes de outras divisões.
Terra
Colaborou com esta notícia o internauta Fabrício de Ramos Machado, de Cruz Alta (RS), que participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.
|
Marco Antônio Lemos Tozzi, mais conhecido como Catê (Cruz Alta, 7 de novembro de 1973) é um ex-jogador de futebol brasileiro, atacante do São Paulo campeão mundial em 1992.
Após abandonar os gramados como jogador, aceitou o desafio de treinador, onde desponta como uma grande revelação para o Campeonato Maranhanese 2008, pelo caçula da competição Itinga. Catê,surgiu como uma das grandes promessas do futebol brasileiro no inicio dos anos 90, passou pelas seleções de base do Brasil, onde inclusive foi campeão pela sub-17 e posteriormente na sub-20. Jogou em grandes clubes do futebol do Brasil e mundo; destaque para São Paulo, Cruzeiro, Flamengo e Grêmio. Ainda no São Paulo, mesmo atuando como um reserva de "luxo" fora assediado por vários clubes do futebol italiano. Após uma atuação memorável na taça Conmebol, transferiu-se para o Cruzeiro de Minas Gerais, onde foi campeão mineiro no mesmo ano. Ao final da temporada retornou ao São Paulo. O jogador ainda atuou no futebol latino pelo Universidad Católica do Chile,clube tradicional daquele país, e sagrou-se campeão Chileno.
Após sua primeira experiência internacional surgiu a proposta da europa, da até então poderosa Sampdoria que já havia sido campeão Italiana anos anteriores e disputava naquele ano a Champions League. Retornou para o Brasil onde levantou seu último título pelo time de maior torcida do Brasil,o Flamengo. O gaúcho foi comandado pelo mestre Telê Santana por muitos anos, e tivera uma grande amizade dentro do mundo do futebol.
Como treinador possui um estilo vibrante, participativo e ao mesmo tempo exigente com sua equipe. Um de seus comandados, será o meia Arilson ex Grêmio,Internacional e Palmeiras.
Na sua cidade natal, Catê é uma celebridade e serve de exemplo para jovens talentos que se inspiram no seu futebol para obterem o mesmo sucesso que ele teve dentro das quatro linhas. O mesmo já realizou partidas amistosas e torneios de incentivo para crianças e jovens.
Clubes
- Guarany de Cruz Alta-RS: 1989 - 1989
- Grêmio-RS: 1990 - 1990
- São Paulo-SP: 1991 - 1994
- Cruzeiro-MG: 1994 - 1994
- São Paulo-SP: 1995 - 1995
- Universidad Católica-CHI: 1996 - 1997
- Sampdoria-ITA: 1998 - 1999
- Flamengo-RJ: 2000 - 2000
- Sampdoria-ITA: 2000 -
- Esportivo-RS: 2006
- Brusque-SC: 2008
Títulos
- Campeonato Paulista - 1992 - São Paulo
- Taça Libertadores da América - 1992 - São Paulo
- Mundial Interclubes - 1992 - São Paulo
- Campeonato Paulista - 1993 - São Paulo
- Taça Libertadores da América - 1993 - São Paulo
- Campeonato Sul-Americano Sub-20 - 1993 - Brasil
- Mundial Sub-20 - 1993 - Brasil
- Campeonato Mineiro - 1994 - Cruzeiro
- Copa Conmebol - 1994 - São Paulo
- Copa dos Campeões Mundiais - 1995 - São Paulo
- Campeonato Chileno - 1997 - Universidad Católica
- Campeonato Carioca - 2000 - Flamengo
Treinador
Como treinador Catê assumiu em abril de 2008 o Itinga do Maranhão Esporte Clube
(Fonte: Wikipédia)